Linhas e agulhas
Eu amo costurar...
Hoje, costuro o meu olhar embaçado à asa dos pássaros que atiçam o seu voo.  Costuro o barulho da rua ao silencio do meu quintal, a diversidade de cantos que ouço vindo das árvores que se fazem passaredos. Costuro o medo da morte à singeleza da saudade que tanta gente deixa no meu peito. Costuro a desesperança derramada no meu país a um tempo novo que está surgindo.
Costuro a própria costurança. Costuro os mistério aos rasgões que existem entre o pensamento e a espiritualidade; a vagareza dos velhos à correria das crianças; a sabedoria do ancião a inquietude da juventude. Costuro a plenitude de um tempo que talvez nem exista à imensidão do espaço, tão largo, tão estreito, tão perto e tão longe ao mesmo tempo.
Costurar é aproximar, é juntar retalhos que, mesmo coloridos, se não forem costurados a outros retalhos perdem o sentido de existirem. Cada retalho é uma totalidade quando com os outros se transforma em algo maior, belo e significativo.
Costurar requer sabedoria, paciência impaciente, liberdade para recriar a própria arte, estética, ética, amor...
Já vejo-me em outro tempo costurando a minha história, os meus sonhos, o devir. Vejo a cadeira de balanço balançando sozinha, carretéis com linhas, agulhas, fios, rosas, vinhos espalhados pelo chão. Eu já estou indo, retomar a colcha que por um tempo deixei esquecida na minha velha varanda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário