O tempo pousa suas mãos na cor dos meus cabelos,
nos traços do meu riso, no brilho dos meus olhos.
Mas não apaga em mim, a chama que acende o peito;
a força que me toma o braço, a fé que me mostra os caminhos
- essa vontade de sonhar – Candinho&Inês

Segunda carta pedagógica
Hoje não estou à sombra de um jambeiro, mas sim diante de um pálido horizonte e ao som da sinfonia dos pássaros...
Por que nós do Projeto Semeando não participamos do processo seletivo para a Formação Continuada, organizado pela Secretaria de Educação do Estado do Amapá?
Nós, do Projeto Semeando, temos uma vida dedicada à educação. Nossos cabelos já estão grisalhos, nossos olhos precisam de óculos, mas nossa alma continua criança sonhadora.  Acreditamos numa educação da solidariedade e da delicadeza. Negamos a competição. Competição é a negação do outro. Foi e continua sendo a competição que criou e sustenta o mundo que hoje vivemos.
Ao longo desses anos, nosso tempo de trabalho foi e está sendo o nosso tempo de vida, sem separação. Trabalhar no Núcleo de Formação Continuada da SEED foi e está sendo um tempo de também cuidar e de ser cuidado, de escutar belas e tristes histórias de nossos colegas professores-professoras, de contar as nossas, de chorar e rir juntos, de partilhar nossos conhecimentos, nossos saberes e nossos sabores, de escrever livros, revistas, cartilhas, textos, de planejar e executar oficinas-Rodas de abraço com diversos e diferentes temas.
Pesquisamos e ampliamos os nossos conhecimentos sobre a teoria da complexidade, a Biologia do amor, a trans-interdisciplinaridade, educação integral como inteireza do Ser. E assim sendo, compreendemos que “somos responsáveis por aqueles que cativamos”. Portanto, foi por respeito aos princípios, da construção coletiva, da co-responsabilidade, do cuidado com o outro, do prazer de estar juntos, da ética, que não participamos. Participar seria negar os nossos sonhos, propostas, nossa compreensão de uma educação cuja centralidade seja a VIDA com fraternura, com resiliência, com ações cuidantes.
Foi por Amor que não participamos do processo seletivo. 
... “os sonhos são faróis, ardente feito sóis, que acendem a alma e brilham sobre nós.”
Macapá - Terra Tucuju, 13 de janeiro de 2017.


Deusa Maria Rodrigues Ilário

Nenhum comentário:

Postar um comentário